Formulário enviado com sucesso!

21/09/2020 - Papel do Cidadão na Nova Governança Pública

A nova governança pública tem como meta a política voltada para preferências coletivas e não apenas preferências individuais ou de pequenos grupos. Quando os gestores públicos optam por atuarem no desempenho do governo não como apenas instrumento de planejamento, mas também como um processo de mediação política entre os cidadãos, suas demandas e prestação de serviços públicos incorporados aos valores públicos, possibilita novos acordos, desempenho voltado para a sociedade e melhor governança. (OSBORNE, 2010).

A Nova Governança Pública visa descentralizar e integrar, ou seja, democratizar o processo de gestão pública. Caracteriza a administração como o Estado plural, na medida em que há muitos atores que contribuem para os fornecimentos dos serviços. Define o Estado pluralista como sendo, os múltiplos processos informam o sistema para formulação de políticas públicas (OSBORNE, 2010).

Uma boa governança pode ser entendida como a capacidade de reunir esforços em prol de objetivos políticos, mas que necessitam estar em consenso com princípios e valores éticos, com o respeito às leis, com a transparência, a responsabilidade administrativa, bem como, com a eficiência na prestação dos serviços públicos.